5 tendências para a economia em 2020
8 de janeiro de 2020

A cada ano que passa, a impressão é que as coisas mudam cada vez mais rápido. Com saltos tecnológicos enormes, a década de 2010 teve grandes marcos, mudando o cenário mundial desde nossos hábitos do dia a dia até o fluxo da economia mundial.

Confira agora as principais tendências que se intensificarão para a economia em 2020.

1. Nova onda tecnológica

Já estamos tão acostumados com nossa nova forma de consumir e viver que nem notamos o quanto tudo mudou em pouco tempo. E isso deve se intensificar. Uma das principais tendências são as empresas conhecidas como SaaS (Software as a Service). Elas mudam nossos hábitos e nosso dia a dia, trazendo todas as soluções para palma de nossas mãos, em nossos smartphones.

Exemplo disso é o Uber, que transformou a nossa forma de mobilidade, e o iFood, que mudou completamente o jeito que a gente se alimenta. Além disso, cursos online renovaram nossa forma de estudar e serviços on demand alteraram o hábito de consumir conteúdo em vídeo. O cloud computing (computação na nuvem) atua por trás disso tudo, expandindo geograficamente o acesso a produtos que antes eram quase impossíveis de obter com facilidade.

2. Eco-friendly Business

Investir em sustentabilidade não é um tema novo, porém essa tendência ganha cada vez mais força à medida que os consumidores tornam-se mais conscientes e os impactos na natureza gerados pela poluição são cada dia mais visíveis.

Hoje busca-se por hábitos saudáveis no dia a dia, e empresas eco-friendly, além de contribuírem diretamente para a preservação do planeta em que vivemos, também se sintonizam com os valores de seus clientes, gerando uma relação de maior proximidade e confiança. 

3. E-commerce e Redes Sociais

Coexistindo com os SaaS, as Redes Sociais estão na palma da mão de milhões. Dessa vez, não com primeiro propósito de trazer soluções (e vendê-las), mas de criar conexão e oferecer entretenimento. 

Porém, é cada vez mais lucrativo para empresas, especialmente e-commerces, investirem em marketing digital através dessas redes. E não só isso: realmente vender por lá. No Facebook, com 130 milhões de usuários no Brasil, temos o Marketplace onde é possível vender e negociar. 

Já no Instagram, existe o Instagram Shopping que permite marcar produtos nas fotos e levar o consumidor ao site da empresa para finalizar a compra. Porém, a tendência é que essas redes sociais segurem ainda mais o consumidor dentro das redes, possibilitando que todo o fluxo de compra seja feito por lá, sem precisar sair para o site das empresas.

4. Personalização

Apesar de sermos mais de 7 bilhões de seres humanos ao redor do globo, a verdade é que cada um desses indivíduos tem uma inclinação por gostar de ser tratado pessoalmente, de acordo com sua personalidade.

Aqui entra a possibilidade de personalização de produtos e serviços, agregando valor para os negócios. O produto em si já não é mais o foco e essa tendência deve se fortalecer: o que vale mesmo é a experiência.

5. Inteligência Artificial

O que nas décadas anteriores podia parecer um papo mais para filmes de ficção científica, hoje já é realidade em casas brasileiras. E algumas empresas nacionais inclusive já investem em produtos inteligentes de olho nessa tendência.

Tudo está focado no dia a dia: a ação de clicar no interruptor para apagar as luzes se torna um comando de voz para um assistente virtual (como o “Echo” da Amazon com Alexa, e o “Google Home” que traz o Google Assistente), e você já pode, hoje mesmo, ligar sua cafeteira dando um “Bom Dia”. 

O entretenimento e também o uso dos SaaS serão realizados por voz, assim como as compras de e-commerce. Tudo feito apenas com o ato de perguntar informações e demandar ações para o assistente virtual.

Fontes: Exame, Rico

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