Home / Blog / TECADI vai ao Japão e traz boas práticas de logística e processos para suas operações

TECADI vai ao Japão e traz boas práticas de logística e processos para suas operações

  • TECADI vai ao Japão e traz boas práticas de logística e processos para suas operações

    Nossos clientes são a parte fundamental para que nossa evolução seja intensa e constante. Por isso, os diretores do TECADI Daniel Kenig, Rafael Dagnoni e Rafael Morsch embarcaram para uma jornada no Japão. A viagem serviu como oportunidade para entender profundamente a cultura japonesa e aprender as melhores práticas em logística. Ao longo de vários dias, pudemos entender melhor os processos e como é realizada a gestão numa empresa japonesa.

    Jornada no Japão

    Foram visitadas as cidades de Kobe, Osaka, Nagoya, Miyazaki, Yokohama e Tóquio, em jornadas por fábricas, instalações comerciais e no porto de Yokohama, conforme foto de capa. Através de todas as visitas e reuniões, pode-se aprender com maior precisão os processos, com entendimento renovado para aprimoramento da segurança das pessoas envolvidas nas operações.

    Um dos pontos que compreendemos mais profundamente e que já é aplicado no TECADI é a organização baseada nos 5S: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina).

    “O que mais me chamou a atenção foi no que tange ao sentido organizacional da população japonesa. Apesar de ser um país dos mais populosos do mundo, tudo funciona absolutamente em sintonia, sem desvios em sua conduta ou com algum cidadão quebrando regras no uso das coisas comuns como os trens e metrôs, banheiros, lixeiras ou até mesmo no uso de celulares, que são permitidos apenas para troca de mensagens no metrô, trens, etc, não sendo permitido conversar, e isso sequer está escrito em algum lugar”, relata Rafael Morsch, Diretor de Transporte do TECADI.

    Ainda de acordo com Morsch, o que chama muito a atenção é a simplicidade, humildade e educação do povo, além da forma que os diretores do TECADI foram muito bem recebidos. “Era até engraçado as pessoas irem até os portões se despedirem da gente com o tradicional comprimento de inclinação do corpo e cabeça, agradecendo sempre”, lembra.

    99% não é 100%

    Além dos grandes ensinamentos na parte organizacional e corporativa, com toda essa nova bagagem iremos aperfeiçoar itens relacionados a: identificação, sinalização e segurança dos nossos armazéns. A questão cultural japonesa foi um ponto muito forte no aprendizado ao longo da viagem, dando o exemplo máximo nos quesitos de educação, zelo, prestação, pontualidade e compromisso.

    “Foi uma aula para os negócios e para a vida, com tudo o que aprendemos nessa cultura milenar. Através de todo o aprendizado, pensamos em trazer a importância das pessoas no trabalho para o ambiente do TECADI. A cordialidade e a educação nos impressionaram”, diz Rafael Dagnoni, Diretor Comercial do TECADI.

    Outro destaque foi a metodologia “Shisa Kanko”, que utilizam a palavra “Yoshi” ao apontar, falar e agir diante uma situação de risco, tornando acidentes por afastamento raríssimos na empresa. Os japoneses a consideram tão relevante que aplicam a metodologia no seu cotidiano, desde atravessar uma rua ou no uso de equipamentos. Tal sistemática será aplicada a cultura das operações realizadas no TECADI, através da compreensão sobre a sua importância e de treinamento dos líderes e suas respectivas equipes.

    Novidades para os próximos meses

    Tivemos muitos insights para aplicar esta cultura corporativa em nossa rotina, trazendo maior excelência e segurança às operações. Os japoneses trabalham para entregar sempre 100%, nunca 99%, e tal postura está em sintonia com os objetivos do TECADI.

    Através de nossas ações, diversas melhorias serão aplicadas. A cultura corporativa será reforçada, com implementação de ações que trarão melhorias ao ambiente de trabalho. Modificações também farão grande diferença na operação do TECADI, com maior produtividade e segurança para nossos colaboradores e melhor entrega para nossos clientes.

MENU

Ligue para a gente

+55 47 2103-0034

Nós ligamos para você

Deixe o seu telefone abaixo que ligaremos para você:

Assine a newsletter

Preencha seu e-mail abaixo