A Black Friday é um evento único, com suas características próprias e precisa ser bem entendido para o melhor aproveitamento e lucro. Basicamente, tudo depende do planejamento. No TECADI, por exemplo, criamos um fluxo de trabalho 24h nesse período especialmente para atender à demanda.
É uma data comercial tão marcante que empresas precisam se preparar para Black Friday com tanta antecedência e foco quanto para o Natal. O Natal tem um volume alto de vendas, mas esse volume é dividido em vários dias, com picos, diferente da Black Friday. Ela está delimitada a um dia, ou a uma semana – dependendo do tipo de promoção, e a busca pela compra e os melhores negócios é quase voraz por parte dos consumidores.
Expectativa de qualidade
Apesar do fluxo de compras e transporte de produtos ser intenso, isso não muda a expectativa do cliente. Todos querem ser atendidos com o melhor serviço e receber suas aquisições no prazo correto, seja este cliente uma loja ou uma pessoa física.
E um ponto fora dessa expectativa pode prejudicar a imagem de uma empresa, especialmente hoje em dia, quando avaliações negativas de desconhecidos às vezes têm mais peso na hora de uma decisão de compra do que a publicidade positiva da empresa. Separamos dicas importantes que ajudarão você a se preparar para este período.
1. Carga intensa
Quando a empresa tem um bom produto e criou ótimas ofertas com preços atrativos, precisa se preparar para que a demanda cresça exponencialmente. Criar ações de vendas sem preparo da logística e até mesmo do próprio site pode trazer surpresas desagradáveis.
Ótimas ações para a Black Friday são: fortalecer o atendimento ao cliente para suprir a demanda e planejar com eficiência a logística para expedir todos os pedidos dentro do prazo, tanto no B2B ou quando no B2C.
2. Controle seu estoque
É preciso ter o controle completo do estoque da empresa para não correr riscos. Um levantamento e análise da real quantidade de produtos que a empresa possui deve ser feito com antecedência. Dessa forma, sua empresa evita o risco de sofrer com falta de produtos, enquanto torna-se capaz de dar vazão aos produtos sem tanta saída e que podem estar sobrando no estoque.
Tendo tudo planejado com antecedência, o setor de vendas saberá o que precisará de reposição e o que há em estoque a mais, possuindo o controle do tempo de chegada destes produtos até o armazém para depois seguir na entrega aos clientes.
3. Logística reforçada
Uma das principais reclamações em época de Black Friday é a intensa demora na entrega de produtos. Além disso, prazos muito longos de entrega podem desestimular o consumidor final a realizar uma decisão de compra, seja ele seu cliente direto ou cliente de um comércio que sua empresa atende.
A melhor saída é trabalhar com empresas privadas de transporte de mercadorias, como o TECADI, que se comprometem com a entrega rápida e segura de seus produtos, entregando a mais avançada logística à sua empresa e garantindo a satisfação de seu cliente.