A importância da logística na Black Friday

A Black Friday de 2021 promete alcançar números ainda maiores que no último ano, onde fechou com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, de acordo com a consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista. Um crescimento de 25,1% em relação a 2019.

A data tem seu espaço cativo no coração do consumidor, que espera pacientemente para adquirir os itens que deseja com preços mais acessíveis, e é fundamental que a entrega seja feita corretamente, afinal, cliente satisfeito é serviço bem feito. Por isso, é importante cuidar da logística na Black Friday, assim é possível evitar atrasos, problemas no estoque e outras falhas que prejudicam a experiência do seu cliente.

Como citamos, a Black Friday aumenta a movimentação de compra e venda. Em grande maioria pela internet, onde as ofertas são tentadoras. Com isso, a logística precisa atender essa alta demanda para que o cliente receba o seu pedido e fique satisfeito com a experiência oferecida em sua empresa.

Algumas estratégias podem te ajudar a garantir qualidade na entrega. Confira:

 

Simplifique ao máximo

O cliente visita diversos sites até encontrar o produto com o preço que pretende pagar. Encurtar a tomada de decisão do seu cliente para que não abandone a compra pela metade e procure o concorrente é agir de acordo com a data sazonal. Faça uma avaliação sobre a funcionalidade do seu site, analise como os produtos aparecem, como a busca funciona e certifique-se de que tudo está bem simples. Proporcione uma experiência agradável.

 

Faça um planejamento completo

Desde a divulgação até o estoque é necessário estar atento aos dados exatos, como estoque, frete, prazos, condições dos canais, planejamento logístico, divulgação, entre outros. Verifique se os servidores do seu site comportam uma grande quantidade de visitas e visualizações. O cliente tende a desistir da compra se o site começa a cair no meio da compra. Outra dica para executar um bom planejamento é definir os descontos e promoções. Isso serve para calcular o percentual dos descontos. Crie cupons de desconto e motive o consumidor

 

Um dia ou um mês

No Brasil, a Black Friday pode durar um dia, uma semana e até um mês. É possível oferecer descontos durante o mês inteiro e deixar as melhores oportunidades para o dia oficial. Dependendo da sobra no estoque, vale continuar com as promoções.

 

Entregas realizadas dentro do prazo

Uma das partes da logística que mais precisa de atenção. Realizar o transporte dentro do prazo combinado com o cliente é essencial para que a sua empresa tenha um ótimo feedback. O frete é outro detalhe importante. O valor impacta a compra e torná-lo atrativo traz mais custo-benefício ao cliente. 

 

E quando precisa fazer a logística reversa?

Especialmente para o público que faz compras online, o direito do consumidor tem uma defesa a mais: direito do arrependimento. O consumidor tem sete dias corridos para exercer este direito, a partir do recebimento da mercadoria. Neste caso, a sua empresa precisará da logística reversa, pois os custos do envio não são devidos ao cliente, que enviará o produto de volta a você. Em caso de troca, um novo produto deverá ser enviado ao cliente. 

 

As vantagens de terceirizar a logística

Se você chegou até aqui é porque está gostando das estratégias para planejar a Black Friday! Para otimizar ainda mais, você pode terceirizar o serviço logístico dos seus negócios e garantir que seu cliente esteja satisfeito em todas as etapas. Assim você não precisa ficar responsável pela questão logística da entrega. Gostou? 

Então, atenda todas as suas demandas de logísticas para a Black Friday com a Tecadi. Faça um orçamento e garanta a entrega dos seus produtos!

Aproveite para ler também “Como contratar um operador logístico para suas vendas online?” e fique atento na hora de contratar o operador logístico qualificado para cuidar da movimentação de seus produtos.

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