Comprar pela internet tornou-se uma ação necessária durante a pandemia do coronavírus. Para manter o isolamento social e evitar aglomerações, muitas pessoas têm preferido comprar online.
De acordo com estudos da Intelipost, só entre o período de fevereiro à março houve um aumento de 37% em pedidos em 2020 comparado com 2019, com destaques para setores como Alimentos & Bebidas (30,6%), Saúde, Cosméticos e Cuidados (55,4%).
Por isso, empresas B2C, que vendem online para o consumidor final, precisam ficar atentas neste momento na hora de contratar o operador logístico qualificado para cuidar da movimentação de seus produtos. Trazemos hoje algumas dicas que vão ajudar você a encontrar a melhor opção.
1. Tecnologia integrada
Primeiro de tudo, é essencial que o operador logístico e a empresa cliente comuniquem-se na mesma língua. Para isso, o operador deve possuir tecnologia que integre os sistemas, como o WMS, WEB Service, EDI Manager, entre outros, trabalhando em sincronia para garantir a comunicação clara de dados e a eficiência dos processos.
2. Controle completo
Através de ferramentas de controle sincronizadas aos sistemas, tanto no armazém quanto na empresa do cliente, o operador logístico deve proporcionar todo tipo de controle para acompanhamento das operações. Alguns exemplos são os relatórios de entrada de mercadoria e expedição de pedidos, de estoque, de cumprimento do SLA e de produtividade.
O TECADI desenvolveu uma ferramenta com sua área de TI que permite o cliente acompanhar o status de todas as operações online, seja na web ou por aplicativo – Portal do Cliente. Através do tracking de pedidos o cliente pode visualizar cada etapa do processo logístico – permitindo um gerenciamento mais dinâmico e eficiente da sua operação.
3. Acuracidade do estoque
O sistema WMS (Warehouse Management System), citado anteriormente, é de suma importância para um operador logístico. É através do WMS que se realiza a gestão de estoque das mercadorias, sincroniza as operações de entrada e saída de produtos, entre outras funcionalidades. Este sistema mantém a acuracidade do estoque, ajudando na organização e planejamento para o e-commerce do cliente.
Além disso, como no TECADI, é importante que o operador logístico realize auditoria completa, trazendo mais segurança para o cliente no controle do estoque.
4. Operação eficaz
É claro, a tecnologia sozinha não é capaz de garantir um bom serviço. Por isso, um operador logístico precisar ter certificações e equipes especializadas, com profissionais altamente capacitados para cada tipo de operação, e possuir em sua essência uma política de melhoria contínua.
Deve haver o cumprimento do SLA (Service Level Agreement) o, “Acordo de Nível de Serviço”, com procedimentos e prazos estritamente definidos para a realização dos serviços contratados.
5. Armazém moderno
É importante que o armazém possua um nível superior em engenharia, garantindo a agilidade da armazenagem e posterior entrega correta do produto. Tomando como exemplo o TECADI, as Trilaterais são um diferencial em rapidez e confiabilidade.
Com seu sistema torre-garfo e operação em até 180º, tem movimentação facilitada e segurança na movimentação. Além disso, as Reach Stacker dão todo apoio necessário para operações que envolvem contêiner. Essas são apenas algumas das tecnologias que garantem a agilidade, segurança e o cumprimento de prazos para cada cliente.
Para realizar as melhores operações logísticas e de transporte de sua empresa, conte com TECADI, operador logístico com atuação desde 2007 e que atende empresas de todo Brasil e do mundo, sempre proporcionando a mais alta qualidade de serviços.