- Mercado
Uma nova economia, cada vez mais digital e globalizada, vem ganhando força nos últimos anos. Em 2020, por exemplo, o setor de e-commerce cresceu cerca de 75% em relação ao ano anterior. Isso ocorreu principalmente pelo fato de que vivemos hoje uma pandemia global.
Nesse cenário, as pessoas mudaram sua forma de se relacionar com tudo que está ao seu redor, inclusive como consomem produtos e serviços. Especialistas da área apontam que essas mudanças vieram para ficar e ainda devem ter muitos desdobramentos pelos próximos anos.
Para se destacar nesse contexto, as empresas precisam estar atentas a essa movimentação e a esse novo perfil de consumidor. Precisam se adequar a isso, de acordo com a demanda de mercado. Principalmente porque o papel da logística nessa nova economia deve ser preciso, para atender e superar as expectativas do comprador.
O número de pedidos já cresceu muito no último ano e a tendência é que ele cresça ainda mais. Por isso, entregar produtos em um curto prazo e sem falhas no processo é um dos principais pontos analisados pelo consumidor.
Ao comprar um produto através do e-commerce, o cliente analisa diversos fatores que antes não faziam parte da equação: menor frete, menor prazo de entrega, avaliação de outros clientes, rastreamento do produto (track & trace), confiabilidade nos prazos de entrega, etc.
O projeto logístico é complexo e envolve diversas atividades:
- Transporte
- Armazenamento
- Recepção
- Reposição de estoque
- Distribuição do produto
- Rastreamento de pedidos
- Controle da entrega
Devoluções e logística reversa
Para atender as expectativas do consumidor é necessário um projeto logístico estabelecido e confiável e com grande investimento tecnológico e operacional.
Além disso, é importante que esse novo sistema logístico seja abrangente, atendendo os mais variados canais de venda. É preciso ter uma visão Omnichannel que atue de forma integrada, coordenando toda a cadeia de serviços, canais de venda e regiões de atuação. Criando soluções de uma ponta a outra de todo o processo logístico (end to end).
Um bom operador logístico tem o papel de oferecer serviços e soluções inovadoras de forma integrada e com qualidade.
Investindo em tecnologia inteligente, a infraestrutura do Tecadi é a mais ampla e moderna do Sul do Brasil. Oferecemos tecnologia de ponta e sistema de acompanhamento de pedidos garantindo, assim, segurança de mercadorias, agilidade na entrega e a melhor performance logística para o seu negócio.